O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê chuvas intensas e temperaturas acima da média em grande parte do Brasil entre os dias 18 e 20. Nas regiões Norte e Nordeste, os volumes de chuva podem ultrapassar 60 mm no Amazonas, Pará, Amapá e Roraima, influenciados pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). No Nordeste, destaque para a costa do Ceará até a Bahia, com acumulados que podem chegar a 150 mm, enquanto algumas áreas do norte do Maranhão e Piauí podem registrar chuvas abaixo da média.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas devem ficar próximas ou abaixo da média, com exceção do leste do Mato Grosso do Sul e centro-sul de São Paulo, onde os volumes podem superar 100 mm. As temperaturas permanecerão elevadas, acima de 22°C, mas massas de ar frio podem causar quedas acentuadas em áreas mais altas. No Sul, as chuvas devem ficar próximas ou acima da média, especialmente no oeste do Paraná, beneficiando lavouras de segunda safra, como milho e feijão.
As temperaturas médias ficarão acima do esperado em quase todo o país, com valores acima de 22°C. No Sul e Sudeste, as temperaturas serão mais amenas, próximas ou ligeiramente acima da média, podendo cair abaixo de 15°C em áreas elevadas devido à entrada de massas de ar frio. O monitoramento do armazenamento de água no solo é recomendado, principalmente em locais com baixa drenagem.