As chuvas intensas que atingem Alagoas desde o último sábado (17) já obrigaram 192 pessoas a deixarem suas casas em cinco municípios, segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC). Entre os afetados, 50 estão desabrigados (perderam suas residências) e 142 desalojados (tiveram que sair temporariamente). As cidades mais impactadas são Paripueira e Pilar, com 132 deslocados no total. Maceió, Coqueiro Seco e São Luís do Quitunde também registraram danos significativos.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu alertas para riscos de deslizamentos e transbordamentos de rios e lagoas, incluindo a Lagoa Mundaú, em Maceió, e o Rio Santo Antônio, em São Luís do Quitunde. Os alagamentos e deslizamentos já causaram estragos na capital, como a inundação da Rua Miguel Palmeira e quedas de estruturas no Cepa, além de interrupções no fornecimento de energia.
Com previsão de chuvas contínuas para esta terça-feira (20), as autoridades alertam que o número de afetados pode aumentar. Equipes trabalham para isolar áreas críticas e assistir às famílias deslocadas, enquanto moradores enfrentam interrupções no dia a dia, como carros ilhados e comércios paralisados. A situação reforça a necessidade de medidas preventivas em regiões vulneráveis a desastres naturais.