As fortes chuvas que atingiram Alagoas no fim de semana causaram interrupções no abastecimento de água em 12 municípios, segundo a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal). Porto de Pedras é a localidade mais afetada, com a Estação de Tratamento de Água (ETA) paralisada desde sábado (17) devido à falta de energia elétrica. A Casal aguarda a normalização do fornecimento pela Equatorial para retomar as operações.
Em Colônia Leopoldina, Passo de Camaragibe, Ibateguara e Anadia, o tratamento da água foi comprometido pelo aumento da turbidez nos mananciais, causado pelas chuvas. Já em Jacuípe, Capela, Joaquim Gomes e Matriz de Camaragibe, detritos carregados pela água obstruíram os sistemas de bombeamento, interrompendo o abastecimento. A Casal trabalha para resolver os problemas técnicos e restabelecer o serviço.
Os sistemas Mata do Rolo (Rio Largo), Cachoeira (Murici) e Osório (Messias) também foram afetados, com a turbidez da água prejudicando o tratamento. A Companhia reforçou que está atuando para normalizar o fornecimento o mais rápido possível e pediu compreensão aos moradores. Enquanto isso, as chuvas continuam causando transtornos na região, incluindo alagamentos e deslizamentos em Maceió.