A chinesa Meituan, dona da marca Keeta, anunciou um investimento de R$ 5,6 bilhões nos próximos cinco anos para entrar no mercado brasileiro de delivery de comida. A empresa, que já abriu um escritório em São Paulo, pretende desafiar a dominância do iFood, que detém cerca de 80% do setor. Com foco inicial na região Sudeste, a Keeta já iniciou contratações para 40 vagas, incluindo cargos como diretor de relações públicas e especialista em língua portuguesa, além de cadastrar entregadores de moto, carro ou bicicleta.
A marca Keeta foi registrada no Brasil em outubro de 2024 para serviços de transporte de alimentos e bebidas, e a empresa também busca patentear a “Keeta Drone” no país. A subsidiária da Meituan em Dubai já realiza entregas por drone, assim como na China continental, com planos de expandir para Hong Kong em breve. Ainda não está claro se a empresa pretende lançar o serviço de drones no Brasil ou se o registro é apenas uma estratégia de proteção de marca.
Com uma equipe majoritariamente chinesa, a Keeta tem se reunido com grandes redes de restaurantes brasileiros para consolidar sua entrada no mercado. O movimento representa mais um capítulo na disputa global por espaço no setor de delivery, que tem atraído gigantes internacionais para o Brasil. A chegada da Meituan pode intensificar a competição e trazer inovações, como a possível adoção de drones no futuro.