CBF define regras para eleição presidencial com candidato único até o momento

Fernanda Scano
Tempo: 2 min.

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou no sábado (17.mai.2025) as regras para a eleição do novo presidente, marcada para 25 de maio. O regulamento permite votação remota e exige que as chapas sejam registradas até 20 de maio. Para concorrer, é necessário o apoio de 8 federações estaduais e 5 clubes — critério mais rigoroso que o estatuto anterior, que pedia 4 de cada.

Samir Xaud, presidente da FRF (Federação Roraimense de Futebol), é o único candidato até o momento, com apoio de 25 federações e 10 clubes. Sua chapa inclui nomes como Fernando Sarney e Flávio Zveiter. A falta de apoio mínimo de federações inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, da FPF, apesar de ele contar com cerca de 30 clubes.

O sistema eleitoral da CBF atribui peso 3 aos votos das federações estaduais, 2 aos clubes da Série A e 1 aos da Série B. Com as regras atuais, não é permitida a transferência de apoios após o registro, o que praticamente garante a vitória de Xaud, a menos que haja intervenção judicial. A eleição ocorrerá no dia 25, mesmo coincidindo com uma rodada do Campeonato Brasileiro, mas com a opção de voto remoto.

Compartilhe esta notícia