A cidade de Monterrey, no México, sedia a etapa do Campeonato Pan-Americano de Karatê, que reúne cerca de 530 atletas de 25 países das Américas. O Brasil está representado por uma delegação de 59 competidores, sendo nove de Santa Catarina, que disputam em categorias como kumite e kata, nas modalidades sub-21 e sênior. A competição tem importância extra, pois garante vagas para o campeonato mundial da modalidade, que ocorrerá no final do ano no Cairo, Egito.
Entre os catarinenses destacam-se nomes como Rafael Nogueira Manke (kumite sub-21 masculino -84kg) e Letícia de Souza Cardoso (kata sub-21 feminino), além da experiente técnica Lucélia Brose, tetracampeã pan-americana como atleta e agora treinadora da seleção brasileira. A comissão técnica também conta com Sidnei Maciel, reforçando a preparação da equipe para a disputa internacional.
O evento é uma oportunidade para os atletas mostrarem seu potencial em um cenário continental, com olhos na classificação para o mundial. A participação catarinense reforça o estado como um dos polos do karatê nacional, destacando-se tanto no aspecto técnico quanto na representatividade feminina, com cinco das nove vagas ocupadas por mulheres.