O carioca Hugo Calderano, 28 anos, garantiu um feito inédito para o tênis de mesa sul-americano ao avançar para a final do Campeonato Mundial em Doha, no Catar. Neste sábado (24/5), o brasileiro, terceiro no ranking mundial, superou o chinês Liang Jingkun (5º) em uma partida emocionante, decidida no sétimo set. Após abrir vantagem, Calderano viu o adversário reagir e chegar a um ponto do empate, mas manteve a calma para fechar em 11/9 e garantir a vaga na decisão.
Na final, disputada neste domingo (25/5), Calderano enfrentará o chinês Wang Chuqin, vice-líder do ranking. O brasileiro já superou Wang na semifinal da Copa do Mundo no mês passado, em uma virada dramática por 4 sets a 3. Apesar do histórico desfavorável (quatro derrotas em seis confrontos), Calderano chega motivado pela recente vitória e pela conquista do título na Copa do Mundo, onde derrotou o número 1 do mundo, Lin Shidong.
Calderano destacou sua força mental e controle emocional como fatores decisivos para a vitória na semifinal. O atleta, que já garantiu pelo menos a medalha de bronze, busca agora o primeiro ouro mundial em sua carreira de 14 anos. Sua campanha histórica no torneio incluiu também a vitória sobre o sul-coreano An Jaehyun, que lhe rendeu a primeira semifinal em Mundiais.