A Secretaria de Estado da Saúde (SES) de Santa Catarina promoveu, em maio, a Turma B do Programa de Ação para Reduzir as Lacunas em Saúde Mental (MhGAP), na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC). O treinamento, conduzido por facilitadores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), focou no manejo de transtornos mentais na Atenção Primária à Saúde (APS), abordando temas como psicose e uso abusivo de álcool. A iniciativa reuniu 37 profissionais de nível superior, incluindo enfermeiros, psicólogos, dentistas, fisioterapeutas e médicos de todos os municípios da região.
Com uma abordagem dinâmica e prática, a capacitação buscou equipar os participantes com ferramentas para identificar, abordar e encaminhar casos de saúde mental dentro da rede de atenção. A diversidade de formações dos profissionais fortalece o cuidado multiprofissional e reforça o compromisso regional com a qualificação integral. Além de aplicarem os conhecimentos em sua rotina, os participantes atuarão como multiplicadores, disseminando as boas práticas aprendidas em suas equipes.
A ação integra o PlanificaSUS na Serra Catarinense, fruto de uma parceria entre a SES/SC, o Hospital Israelita Albert Einstein e a UERJ. O objetivo é fortalecer a linha de cuidado em saúde mental na APS, promovendo a integração entre os pontos de atenção, a capacitação contínua e a melhoria dos processos de trabalho. A iniciativa reflete o esforço do estado para construir uma rede de saúde mais sensível e preparada para atender às demandas da população.