O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante, reafirmou durante evento em Itapevi (SP) que o banco está aberto a colaborar com todos os estados, independentemente de partidos ou preferências políticas dos governadores. A declaração foi feita na inauguração da estação de trem Ambuitá, parte do projeto de expansão das linhas 8 e 9 da CPTM, que recebeu R$ 3,4 bilhões em financiamento do BNDES. Mercadante destacou a importância de superar divergências entre governos federal e estaduais para avançar em obras estratégicas.
Durante o evento, o presidente do BNDES enfatizou a necessidade de fortalecer as relações republicanas no país, ao lado do governador de São Paulo. Mercadante citou o financiamento de R$ 6,7 bilhões para o Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo a Campinas, e mencionou o interesse do banco em apoiar também o trecho até Sorocaba. Segundo ele, o BNDES foi crucial para viabilizar o leilão do projeto e atrair outros investidores.
Mercadante reforçou que o banco está pronto para auxiliar em novos projetos de infraestrutura em São Paulo, alinhado à promessa do governo federal de trabalhar em conjunto com todos os governadores. A postura busca garantir que disputas políticas não atrapalhem o desenvolvimento de obras essenciais para o país.