O BNP Paribas divulgou nesta segunda-feira, 19, um programa de recompra de ações, com valor máximo autorizado de 1,084 bilhão de euros. O plano, aprovado pelo Banco Central Europeu (BCE), terá início imediato e se estenderá até, no máximo, 20 de junho. As ações adquiridas serão canceladas, e o banco se comprometeu a fornecer atualizações semanais sobre o progresso do programa em seu site oficial.
Entre os objetivos da iniciativa estão o cancelamento de ações, o cumprimento de obrigações ligadas a instrumentos de capital e a execução de operações de mercado, como fusões ou aportes de ativos. O número máximo de ações a serem recompradas pode chegar a 10% do capital social do banco, com um valor teórico estimado em 11,5 bilhões de euros, considerando um preço máximo por ação de 102 euros. Atualmente, o BNP Paribas detém apenas 0,06% de suas próprias ações em carteira.
A autorização para o programa, concedida pela Assembleia Geral, tem validade de 18 meses, a partir de 13 de maio de 2025, estendendo-se até novembro de 2026. O Conselho de Administração assegurará que as compras respeitem as regulações prudenciais da UE e do BCE. Na manhã desta segunda-feira, as ações do banco registravam alta de 3,27% na bolsa de Paris.