A Prefeitura de Piracicaba (SP) anunciou a decretação de emergência em saúde pública devido ao aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças. Atualmente, há 13 crianças aguardando vagas em enfermaria e duas em UTIs na cidade. O comunicado foi feito neste sábado (17) pela administração municipal, que atribui o cenário à circulação de vírus comuns em períodos de mudança de temperatura, como Covid-19, Influenza, H1N1 e, principalmente, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que afeta mais o público infantil.
Para lidar com a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde solicitou aos hospitais Santa Casa e dos Fornecedores de Cana (HFC) a ampliação de leitos pediátricos e neonatais, com a abertura de 17 vagas adicionais. O secretário de Saúde enfatizou a importância de redobrar os cuidados com as crianças, evitando aglomerações e contato com pessoas que apresentem sintomas gripais.
A pasta ainda orienta que pacientes com sintomas respiratórios e complicações busquem atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento ou nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas. A medida visa conter o avanço dos casos e garantir o tratamento adequado, especialmente para os grupos mais vulneráveis.