O técnico italiano Carlo Ancelotti foi oficialmente apresentado como novo treinador da seleção brasileira nesta segunda-feira (26), com o desafio de reerguer o time após uma fase de resultados ruins e conduzi-lo rumo ao hexacampeonato na Copa do Mundo de 2026. Em coletiva na sede da CBF, Ancelotti expressou orgulho e honra por comandar “a melhor seleção do mundo” e destacou a importância do trabalho coletivo para restaurar o sucesso do Brasil. Sua estreia será em junho, nas partidas das eliminatórias contra Equador e Paraguai.
O Brasil enfrenta uma crise prolongada, com desempenho abaixo do esperado desde a eliminação nas quartas de final da Copa de 2022. Sob comando interino de Ramon Menezes, Fernando Diniz e, posteriormente, Dorival Júnior, a equipe acumulou recordes negativos, incluindo cinco derrotas em 14 jogos e 16 gols sofridos nas eliminatórias. Ancelotti chega para substituir Dorival, demitido após a goleada por 4 x 1 para a Argentina em março.
O italiano, que já treinou grandes nomes do futebol brasileiro em sua carreira, recebeu boas-vindas de figuras como Luiz Felipe Scolari e prometeu unir esforços para devolver ao país a glória no futebol. “Vamos trabalhar para que o Brasil volte a ser campeão. Precisamos de todos”, afirmou. A seleção ocupa atualmente a quarta posição nas eliminatórias sul-americanas, onde os seis primeiros garantem vaga direta no Mundial.