O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para chuvas intensas e rajadas de vento em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção da Serra e do Norte do estado. A Fronteira Oeste, incluindo cidades como Uruguaiana, Alegrete e São Borja, deve ser a mais afetada neste domingo (18), com acumulados de até 30 mm de chuva. Em outras regiões, como Porto Alegre, a precipitação será mais fraca e isolada, concentrando-se no período noturno, com ventos que podem atingir 50 km/h durante os temporais.
A semana começa com a dissipação das chuvas na Fronteira, Região Metropolitana e Litoral Norte, mas uma nova frente fria avança à tarde, trazendo nuvens carregadas para o Oeste e Sul do estado. Há risco de pancadas de chuva, raios e trovoadas, especialmente em Pelotas e Chuí. Enquanto isso, Porto Alegre terá um dia com variação de nuvens e temperaturas amenas, não ultrapassando 23°C, mas com possibilidade de rajadas de vento.
O período de calor acima da média chega ao fim, marcando a transição para temperaturas mais amenas. A Defesa Civil do RS reforça o alerta para temporais, recomendando atenção aos avisos meteorológicos. A instabilidade na Serra deve continuar pela madrugada de segunda-feira (19), embora com volumes menores de chuva.