A Polícia Civil emitiu um alerta sobre um golpe aplicado por meio de ligações, mensagens de texto e áudios no WhatsApp. Criminosos se passam por integrantes de organizações ilegais para extorquir dinheiro de vítimas, utilizando dados pessoais e ameaças contra a segurança das pessoas ou de suas famílias. O objetivo é criar medo e pressionar as vítimas a transferirem valores, embora se trate de uma fraude.
As autoridades orientam a população a manter a calma ao receber esse tipo de contato, não confirmar qualquer informação e bloquear imediatamente o número utilizado pelos golpistas. Além disso, é essencial registrar a ocorrência em uma delegacia para que as investigações possam ser realizadas. A divulgação do caso busca prevenir que mais pessoas caiam nesse tipo de esquema.
O golpe, conhecido como “golpe da facção”, tem se tornado frequente e explora o temor das vítimas. A polícia reforça que nenhuma demanda feita dessa forma deve ser atendida, já que organizações criminosas não agem por meio de mensagens aleatórias. A conscientização e a denúncia são as melhores formas de combater essa prática.