O governo do estado de São Paulo oficializou o fim do projeto do monotrilho que ligaria a capital à região do ABC, após um acordo judicial com a concessionária responsável pela obra. A linha 18-bronze, paralisada em 2020 devido a alegações de inviabilidade financeira, gerou uma indenização de R$ 273 milhões à empresa, encerrando um litígio de mais de seis anos. Inicialmente, a concessionária buscava R$ 2,5 bilhões, mas o valor final representou um desconto de 85% sobre a demanda original.
A decisão de substituir o monotrilho pelo BRT (sistema de ônibus rápido) foi mantida pela atual gestão, que argumentou pela maior viabilidade econômica da alternativa. O projeto original previa que a concessionária explorasse a linha por 25 anos, mas a mudança de planos resultou em uma longa batalha judicial. O acordo recente põe fim às incertezas e consolida o BRT como a solução de transporte para a região.
O desfecho reflete os desafios financeiros enfrentados por grandes projetos de infraestrutura e a busca por opções mais sustentáveis. A reportagem destaca que a solução judicial evitou um custo ainda maior aos cofres públicos, alinhando-se à prioridade de otimizar recursos. Com informações detalhadas no Diário Oficial, o caso serve como exemplo dos impasses comuns em parcerias público-privadas.