A Casa Branca direcionou críticas à Amazon nesta terça-feira (29.abr.2025) após uma reportagem do site Punchbowl News indicar que a gigante de tecnologia planejava informar aos clientes o impacto dos impostos sobre importações, implementados durante o governo Trump, nos preços finais dos produtos. A secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, descreveu a suposta ação como “hostil e política”, questionando por que a Amazon não adotou medida semelhante durante o governo Biden, quando a inflação atingiu picos históricos.
Segundo a reportagem, o ex-presidente Trump teria ligado para o fundador da Amazon, Jeff Bezos, para reclamar da possível mudança. A empresa, no entanto, negou qualquer intenção de implementar tal ferramenta, afirmando que a ideia nunca foi considerada e que nenhum sistema do tipo foi desenvolvido.
O episódio reflete as tensões políticas e econômicas em torno do comércio internacional e do papel das grandes empresas de tecnologia na divulgação de informações sensíveis. A Amazon mantém sua posição de neutralidade, enquanto a Casa Branca reforça sua crítica a ações que possam ser interpretadas como influência política.