A Casa Branca e o empresário Elon Musk negaram nesta quarta-feira (2.abr.2025) que ele deixará o governo do presidente Donald Trump. A porta-voz do governo norte-americano, Karoline Leavitt, desmentiu as informações, classificando-as como “lixo”, enquanto Musk as chamou de “fake news”. A reportagem do Politico, que afirmava que Trump e Musk teriam acordado a saída do empresário nas próximas semanas, foi rebatida publicamente por ambos.
Musk atualmente lidera o Departamento de Eficiência Governamental (Doge), onde atua como funcionário especial, responsável por identificar desperdícios e propor reformas na administração pública. A porta-voz Leavitt reforçou que o empresário só deixará o cargo quando concluir seu trabalho no órgão. O Doge foi criado no início do segundo mandato de Trump com o objetivo de reduzir gastos federais.
A posição ocupada por Musk é a de “funcionário governamental especial”, uma categoria criada em 1962 para permitir a contratação temporária de especialistas pelo governo dos EUA. Esses profissionais podem atuar por até 130 dias em um período de 12 meses, com possibilidade de renovação, e seus cargos podem ser remunerados ou voluntários. A situação permanece sob acompanhamento, sem confirmação de mudanças imediatas.