O Grupo Volvo informou na sexta-feira (18.abr.2025) que planeja demitir entre 550 e 800 funcionários em três fábricas nos Estados Unidos nos próximos três meses. As demissões ocorrerão nas instalações da Mack Trucks na Pensilvânia e em duas unidades do grupo na Virgínia e em Maryland. A decisão foi atribuída à queda na demanda por caminhões pesados e às incertezas causadas por tarifas comerciais, mudanças regulatórias e instabilidade no mercado.
A empresa destacou que a medida é necessária para ajustar a produção à redução nos pedidos de veículos. “Lamentamos ter que tomar essa atitude, mas precisamos alinhar a produção com a demanda reduzida”, afirmou um porta-voz. As tarifas impostas pelo governo dos EUA foram citadas como um dos fatores que impactaram negativamente o setor.
As informações foram divulgadas pela Reuters, que destacou o contexto econômico desfavorável para a indústria de veículos pesados. A Volvo não mencionou planos de reversão das demissões, indicando que a decisão é parte de uma estratégia para enfrentar os desafios atuais do mercado.