Um vazamento de água em Brumadinho, Minas Gerais, na manhã desta segunda-feira (28), alarmou moradores e mobilizou o Corpo de Bombeiros e servidores municipais. Inicialmente, houve preocupação com um possível rompimento de adutora, mas a mineradora responsável pelo local esclareceu que o problema ocorreu em um sistema de aspersão, usado para controlar a poeira em uma via não pavimentada. O vazamento, registrado por volta das 9h, causou acúmulo de água na Estrada Alberto Flores, interrompendo temporariamente o tráfego.
A via afetada liga o centro da cidade à mina Córrego do Feijão, local do rompimento de barragens em 2019, que causou uma das maiores tragédias socioambientais do país. A empresa afirmou que o problema já foi resolvido e que equipes estão realizando a limpeza dos bueiros para garantir o escoamento da água. Além disso, garantiu que não há riscos para as comunidades próximas.
A prefeitura de Brumadinho destacou que técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e policiais ambientais vão avaliar possíveis danos ambientais e as causas do vazamento. Enquanto isso, autoridades continuam monitorando a situação e aguardam laudos técnicos para confirmar detalhes. A administração municipal reforçou que o incidente não oferece perigo a moradores ou residências da região.