O Vaticano divulgou nesta quinta-feira (24.abr.2025) uma imagem do túmulo do papa Francisco, que será instalado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma. O pontífice será sepultado no sábado (26.abr), e o local estará aberto para visitação dos fiéis a partir do domingo (27.abr). O projeto segue as orientações deixadas por Francisco em seu testamento: um design simples, sem decorações elaboradas, com apenas a inscrição “Franciscus” e a reprodução de sua cruz peitoral.
O túmulo foi construído em mármore da região da Ligúria, na Itália, e está localizado em um nicho da nave lateral da basílica, entre a Capela Paulina e a Capela Sforza, próximo ao Altar de São Francisco. A escolha do material e a localização reforçam a simplicidade e a humildade que marcaram o pontificado de Francisco.
A divulgação do projeto antecipa os preparativos para o sepultamento, que deve atrair fiéis de todo o mundo. A basílica, um dos locais mais importantes para a Igreja Católica em Roma, agora abrigará o túmulo de um dos papas mais influentes da história recente, mantendo seu legado de austeridade e proximidade com o povo.