O Vaticano divulgou as primeiras imagens do papa Francisco no caixão, vestindo trajes vermelhos e a mitra episcopal, enquanto seu corpo repousa na capela da Casa Santa Marta. O cardeal Pietro Parolin foi fotografado rezando pelo pontífice. O corpo será transferido para a Basílica de São Pedro na quarta-feira, 23, onde ficará em câmara funerária até o funeral, marcado para sábado, 26.
A cerimônia de transladação será presidida pelo cardeal Kevin Farrell, começando às 9h (horário local) com orações, seguida por uma procissão que passará por pontos emblemáticos do Vaticano antes de chegar à Basílica. Lá, será realizada a Liturgia da Palavra, permitindo depois que os fiéis prestem homenagens ao corpo do papa.
O funeral ocorrerá no sábado, às 10h (horário local), na Praça São Pedro, com missa presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re e concelebrada por líderes religiosos de todo o mundo. Após a cerimônia, o corpo será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, encerrando os ritos fúnebres.