Certificação reconhece a excelência da unidade da Prefeitura de Aparecida que é gerida pelo Einstein. O HMAP foi o único hospital municipal do Centro-Oeste certificado em 2025
A UTI do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade construída e mantida pela prefeitura e gerida pelo Einstein, foi premiada com o selo Top Performer 2025. O reconhecimento é concedido anualmente pela Epimed em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Intensiva a hospitais que demonstram excelência no cuidado de pacientes em estado crítico. A análise considera indicadores assistenciais como mortalidade, infecção, tempo de permanência e utilização adequada de recursos de mais de 800 hospitais que, juntos, ofertam mais de 20 mil leitos de UTI no país.
O selo, além de destacar a segurança, eficiência e qualidade do atendimento prestado, coloca o HMAP como referência não apenas em Goiás, mas também em todo o país, já que apenas 25 hospitais públicos brasileiros conseguiram o título este ano. O HMAP foi o único hospital municipal a receber a premiação no Centro-Oeste e figura entre os dois hospitais públicos de Goiás certificados, ao lado do CRER.
A certificação leva em conta uma série de indicadores que medem o desempenho real das UTIs, ajustado ao perfil dos pacientes atendidos. Um dos parâmetros utilizados é a Taxa de Mortalidade Padronizada (TMP), que compara o número de mortes esperadas com o número de mortes reais, levando em conta a gravidade dos pacientes. No HMAP, essa taxa é de 0,91%, um índice melhor que 52% de todos os hospitais monitorados pela Epimed. Outro parâmetro é a Taxa de Utilização de Recursos Padronizada (TURP), que avalia se a UTI faz um uso adequado dos recursos disponíveis (nem em excesso, nem de forma insuficiente). No HMAP, o índice é de 0,65, melhor que 86% das unidades monitoradas em âmbito público e privado. A mensuração é feita a partir de dados referentes aos meses entre janeiro e dezembro de 2024.
O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, considera a obtenção do selo uma grande conquista para a rede municipal. “Essa certificação reconhece o esforço da gestão pública do município para garantir à população serviços de saúde de excelência, comparáveis aos das melhores instituições privadas. O Top Performer aponta o trabalho desenvolvido em Aparecida que prioriza o cuidado com a vida e o processo contínuo de aprimoramento em todos os níveis”, afirma.
Já a coordenadora médica da SMS, Kátia Bomfim, reforça a importância da certificação e de todos os envolvidos nessa conquista. “Esse prêmio é o reflexo do esforço conjunto da equipe da secretaria em parceria com o Einstein para qualificar a assistência crítica. Mesmo diante dos desafios da gestão pública, conseguimos implementar práticas baseadas em evidências e indicadores que garantem a segurança e a eficiência no atendimento”, diz.
O diretor médico do HMAP, Pedro Vieira, celebra a premiação, que se soma a outros importantes indicadores de qualidade já obtidos na unidade desde o início da gestão Einstein. “A qualidade e a segurança no atendimento são levadas muito a sério por toda a nossa equipe. Por isso, seguimos protocolos rígidos que buscam garantir que a experiência de cuidado vá além do aspecto clínico, promovendo não só bons desfechos, mas qualidade de vida aos pacientes”, destaca. “Cada nova conquista que evidencia este compromisso nos orgulha e mostra que estamos no caminho certo”, comemora.
Histórico do Selo
A certificação, criada em 2016, tem como objetivo reconhecer as unidades que se destacam pelo compromisso com a melhoria contínua e pela promoção de um cuidado seguro, sustentável e eficiente. Para 2025, o selo foi atribuído a 301 unidades no Brasil, de um total de 530 que atenderam aos critérios de avaliação. Entre as unidades premiadas, 229 foram designadas como UTI Eficiente e 301 como Top Performer.
Em comparação com 2024, o número de hospitais premiados cresceu, especialmente no setor público. Enquanto 21 hospitais públicos receberam a certificação Top Performer em 2024, em 2025 esse número subiu para 25, marcando um aumento de 19%. O selo Eficiente também viu um crescimento expressivo, com o número de hospitais certificados saltando de 19 para 33, um aumento de 74%. No setor privado, o número de hospitais premiados com o selo Top Performer passou de 136 para 164, enquanto o selo Eficiente foi concedido a 82 hospitais, ante 68 no ano anterior.
Sobre o HMAP
O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP) foi inaugurado em dezembro de 2018 e é o maior hospital do Estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atuam mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica.
Trata-se da primeira operação de hospital público feita pelo Einstein fora da cidade de São Paulo. Nos primeiros seis meses de gestão, as filas de UTI da unidade foram reduzidas consideravelmente e a capacidade de atendimento dos leitos, dobrada. Já as longas filas de espera para cirurgias eletivas foram diminuídas em menos de um ano, feito alcançado graças a iniciativas como mutirões cirúrgicos, que priorizaram demandas urgentes. Nos primeiros seis meses de gestão Einstein, o tempo de permanência dos pacientes no hospital também foi reduzido de 9,5 para 5 dias. Em relação à mortalidade, em junho de 2022 a taxa era de 15,33% e, seis meses depois, de 3,6%.