Uma mulher foi detida em Catanduva (SP) após ser acusada de abandonar dois cães sem comida e em condições insalubres por vários dias. O caso foi denunciado pelo proprietário do imóvel, que estava alugado, e a Guarda Civil Municipal (GCM) confirmou a situação ao encontrar os animais em estado debilitado. A responsável pelos pets foi localizada e autuada pelo crime de maus-tratos.
Os cães foram encaminhados para atendimento veterinário, sendo que um deles foi internado em estado grave, com desnutrição, desidratação e problemas renais. O outro animal foi acolhido por um novo tutor. A veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente destacou a gravidade do quadro de saúde dos animais devido ao abandono prolongado.
Além da detenção, a mulher recebeu multa pelo crime. As autoridades reforçam a importância de denúncias em casos de maus-tratos e destacam as consequências legais para quem comete esse tipo de infração. O caso chama atenção para a necessidade de conscientização sobre os cuidados com os animais domésticos.