Um turista chileno de 16 anos foi ferido na cabeça e no pé ao visitar o monumento do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 17. O adolescente invadiu uma área restrita, marcada por fitas, para tirar fotos e foi atingido por um pedestal de ferro que caiu devido ao vento. O jovem foi atendido por uma equipe médica da UTI móvel disponível no local, recebendo tratamento para contusões leves e escoriações antes de ser liberado.
O incidente ocorreu durante a realização de uma missa no local, onde a Igreja Católica utiliza estruturas não autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O órgão notificou a Igreja para a remoção imediata dos objetos, já que a instalação não tinha permissão prévia. O Santuário Cristo Redentor afirmou que o pedestal era leve, feito de material reciclado, e lamentou o acidente, destacando que seguiu protocolos de segurança.
Este é o segundo incidente recente no monumento. Em março, um turista gaúcho morreu após passar mal durante a visita, levando à contratação de uma ambulância permanente no local. A medida foi implementada para reforçar a segurança dos visitantes, mas o caso reacendeu discussões sobre a infraestrutura de atendimento em um dos pontos turísticos mais emblemáticos do país.