Uma turista brasileira em Porto, Portugal, descreveu momentos de apreensão durante o grande apagão que afetou partes do país e da Espanha nesta segunda-feira (28). Luísa Lages, servidora pública de 39 anos, contou que saiu de seu alojamento por volta do meio-dia, acreditando que a falta de energia era local, mas se deparou com semáforos desligados, estabelecimentos fechados e filas em caixas eletrônicos. Sem internet e com serviços essenciais interrompidos, ela e sua irmã ajudaram um casal de turistas idosos que estavam perdidos, enquanto a cidade ficava incomumente silenciosa.
A situação começou a se normalizar apenas no fim da tarde, com gritos de comemoração marcando o retorno da energia. Luísa, que tinha planos de visitar a famosa livraria Lello, acabou passando o dia observando a cidade às escuras e depois o gradual retorno das luzes. Seu voo para Roma, marcado para a madrugada seguinte, ainda era uma incógnita, já que aeroportos também foram afetados e ela não recebeu atualizações da companhia aérea.
Embora o fornecimento de energia tenha sido parcialmente restabelecido, autoridades ainda não confirmaram quando a situação será totalmente resolvida. O apagão, que começou por volta das 12h30 no horário local, deixou milhões sem serviços básicos e expôs a dependência da população e dos turistas em relação à infraestrutura urbana. Brasileiros residentes na região também relataram mudanças abruptas em suas rotinas devido ao incidente.