Um transformador de energia eólica, com 250 toneladas e 11,2 metros de comprimento, começou a ser transportado na manhã desta quinta-feira (1º) do Porto de Suape, em Pernambuco, até o parque eólico de Nova Palmeira, na Paraíba. O comboio, que avança a 7 km/h, percorrerá 94 quilômetros em Pernambuco, causando interdições no sentido Norte da BR-101. A previsão é que a carga cruze a divisa paraibana na segunda-feira (5), após pausas no fim de semana devido às eleições suplementares em Goiana.
A operação, que inclui três caminhões e dois semirreboques, foi planejada para minimizar impactos no trânsito, aproveitando o feriado de 1º de Maio. Durante o trajeto, nove pontos terão desvios, incluindo vias como a Avenida Caxangá e a PE-15, alternativa para motoristas que seguem para o Litoral Norte. Este é o segundo equipamento do tipo a passar pela região em menos de dois meses, após o primeiro transporte, em março, ter atraído curiosos e viralizado nas redes sociais.
O transformador, produzido na China, converte energia eólica em elétrica e integra o sistema de distribuição do parque. A logística é coordenada pelas empresas Saraiva Equipamentos e Movecta, com escolta da PRF. A carga chegou a Suape em abril e ficou estacionada por dois dias antes do início da viagem, que deve seguir um cronograma rígido até sua chegada ao destino final.