A 36ª edição da Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm começa nesta quarta-feira, 30 de abril, e segue por cinco dias com uma programação repleta de atividades culturais e gastronômicas. O evento, que ocorre nas ruas do distrito, oferece entrada franca e busca preservar a herança dos imigrantes italianos que se estabeleceram na região há mais de um século. Entre as atrações, destacam-se shows musicais, danças típicas como a tarantela, teatros mambembes e uma variedade de pratos tradicionais, como lasanha, nhoque e marubim.
A festa conta com mais de 20 barracas administradas por famílias descendentes de italianos, que preveem produzir cerca de 13 toneladas de massas e molhos, além de 40 mil doces típicos, 10 mil litros de vinho e 8 mil litros de chopp. O evento também inclui uma feira de malhas, artesanato e um parque de diversões. Um dos momentos mais aguardados é o desfile da imigração italiana, que neste ano aborda a influência de todos os povos imigrantes na cultura brasileira.
Organizada pela Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm com apoio da Prefeitura de Taubaté, a festa é uma das maiores celebrações italianas do estado de São Paulo. A programação diária inclui apresentações de grupos folclóricos, teatros infantis como “As Aventuras de Pinóquio”, e shows com artistas como Luiza Monteiro, Tony Angeli e Os Três Tenores do Brasil. As intervenções artísticas pelas ruas e as apresentações musicais em esquinas complementam a experiência cultural do evento.