O Rio de Janeiro será a primeira cidade brasileira a receber o Tour do Troféu do Super Mundial de Clubes da Fifa, que percorre o mundo desde janeiro. A icônica taça chega à cidade na próxima sexta-feira (2) e ficará até 8 de maio, passando pelos três clubes cariocas classificados para o torneio: Botafogo, Flamengo e Fluminense. Além disso, no domingo (4), haverá uma exposição gratuita no Aterro do Flamengo, com ingressos limitados a dois por CPF, disponíveis no site do patrocinador oficial.
Depois do Rio, o troféu seguirá para São Paulo, onde será exibido pelo Palmeiras, o quarto time brasileiro no Mundial. A competição, que começa em 14 de junho nos Estados Unidos, contará com 32 equipes. O troféu, criado por uma joalheria de luxo norte-americana, é feito de ouro 24 quilates e apresenta imagens da história do futebol e os nomes dos 211 países membros da Fifa, com um design que simula o sistema solar no dia da abertura.
O Tour do Troféu já passou por clubes de vários países, incluindo Argentina, Itália, França e Coreia do Sul, entre outros. A última parada foi no River Plate, em Buenos Aires, antes de chegar ao Brasil. A iniciativa visa celebrar o futebol global e antecipar o maior Mundial de Clubes da história, com participação recorde de equipes.