Representantes dos Estados Unidos e da Dinamarca se reunirão pessoalmente pela primeira vez desde que o governo norte-americano ameaçou assumir o controle da Groenlândia, território autônomo dinamarquês. O encontro entre o ministro das Relações Exteriores da Dinamarca e o secretário de Estado dos EUA ocorrerá durante uma reunião da Otan em Bruxelas, nesta quinta-feira (3.abr.2025). No entanto, há alertas de que o diálogo pode ser cancelado devido ao aumento das tensões entre os dois países.
As relações diplomáticas têm sido limitadas, com apenas um breve contato telefônico em janeiro, após uma conversa tensa entre líderes dos dois países. Em março, o presidente dos EUA afirmou que a Groenlândia deveria ser controlada pelos norte-americanos para garantir a segurança internacional, seguido por uma visita do vice-presidente ao território. A Dinamarca, por sua vez, reforça sua soberania sobre a região.
Neste contexto, a primeira-ministra dinamarquesa visitará a Groenlândia para se reunir com o primeiro-ministro local, em um movimento visto como uma resposta às declarações dos EUA. O desfecho do encontro em Bruxelas pode definir os rumos das relações bilaterais, marcadas por divergências estratégicas e políticas.