Um teleférico que operava no Monte Faito, próximo a Nápoles, no sul da Itália, despencou nesta quinta-feira (17), causando a morte de quatro pessoas e deixando uma gravemente ferida. De acordo com autoridades, o acidente ocorreu quando um dos cabos que sustentavam a cabine se rompeu, fazendo com que ela caísse perto do topo da montanha. A vítima sobrevivente foi resgatada em estado crítico e transportada de helicóptero para um hospital local. Todas as vítimas eram turistas, segundo informações oficiais.
Uma segunda cabine, que estava em operação no momento do acidente, ficou suspensa no ar, mas os 16 passageiros a bordo foram resgatados com segurança. As operações de resgate foram complicadas devido à neblina, ventos fortes e chuva. Imagens mostram os passageiros sendo içados um a um com o auxílio de cintos de segurança. O teleférico, administrado por uma empresa pública, liga a cidade de Castellammare di Stabia ao topo do Monte Faito, uma atração turística a 1.100 metros de altitude.
Investigadores apontam que o rompimento do cabo de tração pode ter sido a causa do acidente. O freio de emergência teria funcionado na cabine próxima ao solo, mas falhou na que estava subindo. O teleférico passava por inspeções regulares de segurança, e a empresa responsável afirmou estar colaborando com as investigações. O incidente relembra uma tragédia similar ocorrida em 2021 no norte da Itália, que resultou em 14 mortes.