Um estudo da consultoria britânica Capital Economics aponta que os recentes aumentos nas tarifas dos EUA sobre produtos chineses, que totalizam 125%, podem reduzir as exportações da China para o país em mais da metade nos próximos anos. A projeção considera mesmo um cenário em que o renminbi se desvalorize para US$ 8,00. A análise foi divulgada nesta quarta-feira, 9, e alerta para impactos significativos na economia chinesa.
Segundo a consultoria, a queda nas exportações deve reduzir o PIB da China entre 1,0% e 1,5%, dependendo do nível de redirecionamento dessas vendas para outros mercados. O impacto é maior do que o inicialmente previsto, indicando uma pressão adicional sobre o crescimento econômico do país.
A análise sugere que o governo chinês provavelmente compensará parte desse efeito com medidas de estímulo fiscal. A expansão do apoio fiscal seria uma resposta esperada para mitigar os danos, mas os detalhes sobre como isso será implementado ainda não foram especificados. O cenário reforça os desafios enfrentados pela China em meio às tensões comerciais globais.