Uma pesquisa identificou que as adolescentes na Inglaterra estão se sentindo menos seguras nas escolas e mais desencantadas com sua educação em comparação com os meninos. Os dados, coletados de um estudo internacional com alunos do ensino fundamental e médio, mostram uma queda acentuada no engajamento emocional das garotas, especialmente quando comparado ao período anterior à pandemia de Covid-19. O fenômeno tem se tornado uma preocupação urgente para as instituições de ensino.
O estudo destaca que a maior diferença ocorre entre meninas de 13 a 14 anos, que relatam uma sensação de segurança significativamente menor do que os meninos da mesma faixa etária. Em contraste com os dados de 2019, a percepção de bem-estar e conexão com a escola diminuiu mais entre as adolescentes, sugerindo um impacto desproporcional dos últimos anos sobre esse grupo.
Especialistas alertam que a desmotivação e a insegurança podem afetar não apenas o desempenho acadêmico, mas também a saúde mental das jovens. As escolas são incentivadas a adotar medidas que promovam um ambiente mais acolhedor e inclusivo, buscando reverter essa tendência. A pesquisa reforça a necessidade de políticas educacionais que considerem as particularidades de gênero e idade no desenvolvimento dos alunos.