O Índice do Varejo Stone (IVS), divulgado nesta segunda-feira (14.abr.2025), apontou uma queda de 1,6% nas vendas do varejo brasileiro em março, na comparação com fevereiro. Em relação ao mesmo período de 2024, a retração foi de 1,8%. Dos oito segmentos analisados, apenas um registrou crescimento. De acordo com a fintech, o consumo vem sendo pressionado pelo endividamento das famílias e pela inflação, fatores que contribuíram para a desaceleração.
O comércio digital foi o mais impactado, com recuo de 12,9% ante fevereiro, enquanto o físico teve queda leve de 0,1%. Na comparação anual, as quedas foram de 13,1% e 2,8%, respectivamente. Sete dos oito segmentos tiveram desempenho negativo, com destaque para material de construção (-5,5%) e tecidos, vestuário e calçados (-3,4%). O único setor em alta foi o de hipermercados, supermercados e produtos alimentícios, que cresceu 2,2%.
Os resultados contrastam com os dados divulgados pela Getnet, outra fintech de pagamentos, que registrou aumento nas vendas do varejo em março, especialmente em categorias como móveis, eletrodomésticos e materiais de construção. A divergência entre os indicadores reflete a complexidade do cenário econômico atual, marcado por fatores como inflação e crédito restrito.