O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta sexta-feira (18) que o governo norte-americano pode abandonar os esforços para intermediar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia em poucos dias, caso não haja sinais claros de progresso. Rubio, que se reuniu com líderes europeus e ucranianos em Paris, destacou que a administração atual não pretende prolongar as negociações por semanas ou meses, priorizando outras agendas se um acordo não for viável no curto prazo.
Apesar do interesse do governo dos EUA em mediar a paz, as relações com a Ucrânia têm sido tensas desde o início do novo mandato, quando as negociações bilaterais com a Rússia foram iniciadas sem consulta prévia a Kiev. Durante uma visita à Casa Branca, o presidente ucraniano teve um desentendimento público com o líder norte-americano, agravando as divergências entre os dois lados.
Os comentários de Rubio refletem a frustração crescente diante da falta de avanços em meio a desafios geopolíticos complexos. Enquanto isso, o prazo para um possível acordo, inicialmente prometido de forma ambiciosa durante a campanha eleitoral, parece cada vez mais distante, com obstáculos que se multiplicam desde o início do ano.