A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) publicará nesta terça-feira (29) a lista final das dez escolas da rede estadual no noroeste paulista que adotarão o modelo cívico-militar. Entre os municípios selecionados estão São José do Rio Preto, Araçatuba, Catanduva e Votuporanga. A iniciativa faz parte do Programa das Escolas Cívico-Militares (ECM), que contemplará 100 instituições em todo o estado, atendendo cerca de 50 mil estudantes a partir do segundo semestre de 2025.
A escolha das escolas foi baseada em consultas públicas realizadas em 2024, com participação de 302 comunidades escolares. Mais de 106 mil votos foram computados, sendo 87% favoráveis à implantação do programa. Critérios como o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) e o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) também influenciaram a seleção, garantindo ao menos uma escola por município.
Além do noroeste, as regiões metropolitana e litorânea também serão incluídas no programa. Os detalhes sobre como funcionarão as atividades nessas instituições ainda não foram divulgados pelo governo. A lista completa das escolas selecionadas no noroeste paulista está disponível no Diário Oficial do Estado (DOE).