Carlos Alcaraz segue demonstrando seu domínio no saibro, garantindo vaga nas quartas de final do ATP 500 de Barcelona após vencer o sérvio Laslo Djere em sets diretos (6/2 e 6/4). O espanhol, que já venceu o torneio duas vezes (2022 e 2023), recuperou-se de uma desvantagem de 4 a 2 no segundo set e celebrou sua consistência, afirmando não ter precisado de seu melhor nível para avançar. Com o triunfo, ele soma sete vitórias consecutivas e 12 triunfos seguidos em torneios de saibro na Espanha.
Na próxima fase, Alcaraz enfrentará o australiano Alex de Minaur, cabeça de chave 5, que superou o britânico Jacob Fearnley com facilidade (6/1 e 6/2). Os dois já se enfrentaram nesta temporada, na final de Roterdã, com vitória do espanhol. Outro destaque do torneio foi a eliminação do russo Andrey Rublev, cabeça de chave 4, derrotado pelo espanhol Alejandro Davidovich Fokina (7/5 e 6/4).
No WTA de Stuttgart, a belarussa Aryna Sabalenka avançou às quartas sem jogar, devido à desistência da russa Anastasia Potapova por lesão. A norte-americana Jessica Pegula, terceira favorita, mostrou força ao vencer a polonesa Magdalena Frech por duplo 6/1. A italiana Jasmine Paolini também se destacou, superando a alemã Jule Niemeier em sets disputados (6/1 e 7/5).