O ministro de Portos e Aeroportos e o governador de São Paulo iniciaram uma agenda internacional para atrair investidores ao projeto do túnel Santos-Guarujá, uma das principais obras do novo PAC. Com um custo estimado em R$ 6 bilhões, o empreendimento será leiloado em agosto e contará com uma Parceria Público-Privada (PPP) entre os governos federal e estadual. A comitiva visitará cidades como Lisboa, Amsterdã e Berlim para apresentar o potencial do projeto a grandes empresas de infraestrutura.
Na primeira etapa, em Lisboa, a delegação se reuniu com a construtora portuguesa Mota-Engil, que já atua no Brasil e demonstrou interesse no túnel. A empresa tem ligação com a chinesa China Communications Construction Company, responsável por megaprojetos como a ponte Hong Kong–Zhuhai–Macau. Em seguida, a agenda inclui encontros na Holanda e na Alemanha, com visitas técnicas a empresas especializadas em túneis submersos e ao projeto do túnel Fehmarnbelt, um dos mais complexos da Europa.
O túnel Santos-Guarujá terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, com três faixas por sentido e espaço para VLTs, pedestres e ciclistas. A concessão terá duração de 30 anos, e o critério de julgamento será o maior desconto sobre a contraprestação pública máxima. A obra, que deve ser concluída em até 60 meses, visa melhorar a logística da região portuária e se tornar um símbolo de integração e atração de investimentos estrangeiros.