O Rio Envira, que banha a cidade de Feijó, no Acre, atingiu 12,75 metros neste sábado (5), ultrapassando em 75 cm a cota de transbordamento de 12 metros. Segundo a Defesa Civil, cinco famílias estão desabrigadas e quatro foram desalojadas, sendo acolhidas por parentes ou amigos. As vítimas foram encaminhadas para a Escola Toppo Gigio, onde recebem alimentação e apoio. O prefeito local destacou que as famílias estão sendo bem cuidadas, com treinamentos e palestras.
Apesar de sinais de vazante em pontos próximos à nascente, o rio continua com tendência de subida. Duas equipes da Defesa Civil estão atuando no local, com apoio de veículos e barcos para remoção de pessoas e bens, inclusive em áreas de difícil acesso. O órgão monitora a situação de perto, enquanto a cidade permanece em situação de emergência desde 10 de março, com decreto válido por 180 dias para medidas urgentes.
Esta é a segunda cheia significativa em 2025, após o transbordamento do rio no final de fevereiro, quando quatro bairros foram atingidos. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de novos impactos, reforçando a necessidade de preparo e resposta rápida para minimizar danos à população afetada.