O governo de Santa Catarina está executando uma das obras mais esperadas pela população de Rio do Oeste: a revitalização e limpeza do rio Itajaí do Oeste, com investimento de R$ 6,5 milhões. A intervenção, que abrange 7,8 km do curso fluvial, visa reduzir o risco de enchentes na região, beneficiando cerca de 8 mil habitantes. Com prazo de oito meses, o projeto já avançou na remoção de sedimentos e no transporte de resíduos para áreas autorizadas, sendo a primeira grande obra do tipo em mais de quatro décadas no município.
A iniciativa integra um pacote maior de ações preventivas no Vale do Itajaí, incluindo desassoreamento em Rio do Sul e reformas em barragens, como a de Ituporanga, que está 50% concluída. Em José Boiteux, um acordo com comunidades indígenas permitirá a retomada das obras de recuperação de uma barragem. Até agora, mais de 15 mil metros cúbicos de sedimentos já foram removidos em toda a região, equivalente a cerca de 1.100 caminhões-caçamba.
Os investimentos em prevenção atingiram patamar histórico, com R$ 105 milhões empenhados pela Defesa Civil estadual até dezembro de 2024 — o maior valor já registrado. Desse total, 53% foram destinados a ações preventivas, incluindo educação para redução de riscos. O secretário da pasta destacou o planejamento técnico por trás das obras, que buscam mitigar os impactos de eventos climáticos extremos e proteger comunidades vulneráveis.