[A Reforma Tributária brasileira começa a se materializar com a Lei Complementar 214/2025, que implementa as mudanças previstas na EC 132/2023. O novo sistema substitui a complexa estrutura atual por um modelo mais simples e moderno, introduzindo tributos como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens Please read the following text: Alunos de faculdade exibem faixa e fazem apologia ao estuproReprodução/redes sociais
A Faculdade Santa Marcelina decidiu expulsar 12 estudantes de Medicina por envolvimento em um episódio de apologia ao estupro durante um torneio universitário realizado em março. Outros 11 alunos foram suspensos. As punições foram anunciadas na noite desta segunda-feira (28), por meio de comunicado nas redes sociais da instituição.
A decisão foi tomada após sindicância aberta para investigar a conduta dos alunos durante a Intercalo, competição voltada a calouros. Em uma das imagens que circularam nas redes sociais, um grupo de estudantes aparece segurando um bandeirão com a frase: entra a p…, escorre sangue. O caso gerou forte repercussão e levou a faculdade a acionar o Ministério Público e a Polícia Civil.
Segundo a instituição, os envolvidos protagonizaram gestos e atos agressivos, considerados machistas e misóginos. A bandeira e os cantos entoados pelos alunos remetem a um antigo hino da atlética da faculdade, banido em 2017 pelo teor sexual, violento e misógino.
Além da expulsão de 12 alunos, a sindicância resultou em sanções regimentais a outros 11 estudantes, entre suspensões e outras medidas disciplinares não detalhadas.
A Faculdade Santa Marcelina comunica que as sindicâncias instauradas no dia 21 de março de 2025 em decorrência dos fatos ocorridos em 15 de março, com integrantes da Associação Atlética Acadêmica e relacionados a torneio esportivo, foram apreciadas em primeira instância nesta segunda-feira (28), sendo que 12 (doze) estudantes foram, nesta data, desligados da Instituição, e outros 11 (onze) estudantes receberam sanções regimentais que configuram suspensões e outras medidas disciplinares, diz o comunicado.
A atlética permanece interditada por tempo indeterminado. Comprometida com a transparência, os princípios éticos e morais, a dignidade social, acadêmica e a legislação vigente, a Faculdade Santa Marcelina reafirma sua postura proativa e colaborativa em relação ao assunto, perante as autoridades competentes, conclui a nota da instituição.
O episódio foi denunciado pelo Coletivo Francisca, grupo formado por alunas e ex-alunas da Santa Marcelina. O coletivo apontou que o hino entoado inclui referências explícitas a crimes sexuais e até a integrantes da Igreja que atuam no corpo docente. Além de extremamente violento, e com diversas alusões ao crime de estupro, o hino até mesmo faz menção a relações sexuais com membros da Igreja que compõe o corpo docente da faculdade (‘vem irmãzinha, pega no meu…‘), disse o grupo à época.
Os nomes dos estudantes punidos não foram divulgados. Até o momento, a defesa deles também não se manifestou publicamente..
Based on this text, create a summary in three paragraphs and suggest a new title for it. The title should follow this format: only the first word of the sentence and proper nouns should be capitalized, as in the example “Economist’s manual reveals the secret to billionaires’ success.” Avoid highlighting names involved in crimes or issues of lower reputation to maintain impartiality and avoid potential legal implications. The title should follow a journalistic style similar to that of The New York Times, with a professional tone.
The summary must be written in Brazilian Portuguese, with clear, objective, and human language. Ensure the text is impartial and flows well, without directly exposing individuals or details that could harm reputations.
Lastly, format the response as follows:
Title: new title
Text: summary
Feel free to add details that may improve clarity and reasoning, but always maintain a professional and journalistic approach.e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS). A transição será gradual, entre 2026 e 2032, mas já exige que as empresas se preparem para adaptar processos, sistemas e equipes ao novo cenário.]
[Diante desse desafio, empresas de tecnologia, como a TOTVS, posicionam-se como parceiras estratégicas, oferecendo soluções para facilitar a adequação. Além de atualizações em seus ERPs, que permitem a emissão de notas fiscais e o cálculo de impostos em conformidade com as novas regras, a companhia lançou uma ferramenta de inteligência tributária para simular cenários e auxiliar na tomada de decisões. O “Espaço Legislação”, um portal com informações atualizadas sobre a reforma, completa o ecossistema de apoio.]
[A Reforma Tributária representa um marco na economia brasileira, e sua implementação exigirá não apenas compreensão das novas regras, mas também agilidade e planejamento por parte das empresas. Com tecnologia e expertise local, empresas de soluções fiscais buscam mitigar os riscos e garantir uma transição eficiente, reforçando seu papel como aliadas nesse processo transformador.]