A Receita Federal disponibilizou, nesta terça-feira (1º), o programa para preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda 2025, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. Quem optar pelo celular precisará baixar o novo aplicativo Receita Federal, já que o antigo “Meu Imposto de Renda” foi desativado. O prazo para entrega da declaração, referente ao ano-calendário de 2024, começou há duas semanas e vai até 30 de maio.
A partir de agora, os contribuintes também podem acessar a declaração pré-preenchida, que agiliza o processo ao trazer informações cadastradas automaticamente. Quem utilizar essa opção, especialmente com conta GOV.BR de nível Prata ou Ouro, terá prioridade na fila de restituição, principalmente se optar por receber via Pix. A expectativa é que mais da metade das 46,2 milhões de declarações utilizem essa funcionalidade.
O novo aplicativo da Receita Federal inclui funções como consulta à malha fina, emissão de recibos médicos e acompanhamento de processos administrativos. No entanto, quem teve rendimentos em renda variável ou atividade rural em 2024 não poderá declarar pelo celular. Para computadores, o programa está disponível para Windows, macOS, Linux e versão multiplataforma, podendo ser baixado diretamente no site da Receita.