A Receita Federal disponibilizará, nesta quarta-feira (23), a consulta ao lote de restituições do Imposto de Renda referente à malha fina de abril. Cerca de 280 mil contribuintes que regularizaram pendências com o Fisco poderão verificar se estão incluídos no pagamento, que totaliza R$ 339,63 milhões. Desse valor, R$ 180,27 milhões serão destinados a contribuintes prioritários, como aqueles que informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração ou utilizaram a declaração pré-preenchida.
Entre os grupos prioritários, destacam-se idosos acima de 60 anos, professores e pessoas com deficiência ou doenças graves. No total, 204.798 contribuintes que forneceram a chave Pix terão prioridade, seguidos por 25.283 idosos entre 60 e 79 anos e 9.502 professores. O pagamento será realizado em 30 de abril diretamente na conta ou chave Pix cadastrada.
A consulta pode ser feita no site ou aplicativo da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”. Caso o valor não seja depositado devido a problemas na conta, o contribuinte terá até um ano para resgatar o dinheiro no Banco do Brasil. Se o prazo expirar, será necessário solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, seguindo os passos indicados no sistema.