A Receita Federal abre nesta quarta-feira (23) a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda de abril de 2025, beneficiando 279.500 contribuintes com um total de R$ 339,6 milhões em devoluções. Desse valor, R$ 180,2 milhões são destinados a grupos prioritários, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou recebimento via PIX. Outros 31.813 beneficiários não se enquadram nos critérios de prioridade.
Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. O sistema também permite verificar se há pendências na declaração, como a inclusão na malha fina, e corrigi-las, se necessário. A Receita oferece ainda um aplicativo para dispositivos móveis, facilitando o acompanhamento do status da restituição e do CPF.
O pagamento será feito exclusivamente em contas bancárias em nome do contribuinte, e, em caso de erro nos dados, é possível reagendar o crédito em até um ano pelo Banco do Brasil. Se o valor não for resgatado nesse prazo, o requerimento deverá ser feito via Portal e-CAC da Receita Federal, garantindo que os contribuintes não percam o direito à restituição.