O Citröen Basalt lidera como o SUV mais econômico do Brasil em 2025, segundo dados do Inmetro e da Conpet. Com um consumo energético de 1,56 MJ/km, o modelo se destaca por exigir menos combustível para percorrer distâncias, um fator relevante em um cenário de preços elevados dos combustíveis, como a gasolina a R$ 6,48 por litro e o etanol a R$ 4,51. A análise considerou 516 modelos, sendo 216 flex, 216 a gasolina e 141 elétricos, mas focou apenas em SUVs 100% a combustão para este ranking.
O estudo excluiu veículos como Renault Kwid e Citroen C3, classificados como SUVs pelo Inmetro, mas não pelo mercado, que os considera hatchs. Além do Basalt, outros modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e Volkswagen Nivus aparecem no topo da lista, com variações de consumo entre versões. Por exemplo, diferentes motorizações do Pulse e do Basalt apresentam desempenhos distintos, enquanto o Nivus e o T-Cross mantêm o mesmo consumo em todas as versões.
A economia de combustível tornou-se um critério essencial para os consumidores brasileiros, diante do encarecimento dos veículos novos e dos combustíveis. O ranking, que inclui versões específicas de cada modelo, oferece uma visão detalhada para quem busca eficiência energética. Para conferir a lista completa dos 15 carros mais econômicos em todas as categorias, o Inmetro e o InfoMoney disponibilizam os dados completos.