O prazo para adesão voluntária das redes públicas de ensino à Prova Nacional Docente (PND), chamada de “Enem dos Docentes”, termina nesta quinta-feira (17). O exame, que será aplicado anualmente pelo Inep, tem como objetivo agilizar a contratação de professores efetivos em todo o país, usando como referência a prova do Enade das Licenciaturas de 2024. Os resultados terão validade de três anos e poderão ser utilizados em concursos públicos ou seleções simplificadas, com estimativa de 250 mil formandos em licenciaturas em 2025.
As secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal devem realizar a adesão de forma virtual pelo sistema Simec, informando a data do processo seletivo e assinando eletronicamente o termo. A PND não substitui os editais locais, mas as redes terão até 25 de junho para cadastrar seus próprios editais, indicando o uso da nota do exame como parte da seleção. O Inep divulgará as vagas disponíveis em 30 de junho, e os candidatos poderão se inscrever voluntariamente posteriormente.
A iniciativa faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro, que inclui outras ações como bolsas e formação continuada. Os gestores terão autonomia para usar as notas da PND como critério único ou complementar com outras etapas, como provas práticas. O governo federal espera que o programa beneficie 2,3 milhões de docentes, contribuindo para políticas públicas mais eficientes na área educacional.