Na manhã desta quarta-feira (30), o Sindicato dos Rodoviários da Bahia atrasou a saída de algumas linhas de ônibus em garagens de Salvador como forma de protesto contra a empresa Integra, responsável pelo sistema de transporte. A categoria está em negociação salarial, mas não houve acordo com os empresários após a última reunião, realizada na terça-feira (29). Os trabalhadores decidiram atrasar a circulação de veículos que sairiam às 4h para 8h, sem informar previamente quais linhas seriam afetadas.
A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) anunciou que preparou um plano de contingência para suprir a demanda, remanejando a frota e orientando passageiros nos principais pontos da cidade. Enquanto durar o protesto, a prefeitura garantiu que fará o possível para minimizar os impactos no transporte público, com a expectativa de normalização após a liberação dos ônibus.
Entre as reivindicações dos rodoviários estão um reajuste salarial de 5% acima da inflação e um aumento de 15% no vale-alimentação. A Integra, por sua vez, afirma que há mais de 100 itens em discussão e acusa o sindicato de recusar novas propostas. O impasse ocorre em meio a recentes ajustes nas tarifas de ônibus, que afetaram diretamente os passageiros.