O governo de Santa Catarina lançou, nesta sexta-feira (11), o projeto Mapeamento dos Usos da Baía da Babitonga, que envolverá os seis municípios no entorno da região: Itapoá, Garuva, Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, tem como objetivo promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental por meio de um diagnóstico detalhado e participativo sobre a ocupação e o uso do solo. O trabalho deve ser concluído em 13 meses.
O projeto começará com a identificação de atores sociais, incluindo setores público e privado, comunidades tradicionais e organizações civis. Por meio de entrevistas e escutas, serão levantadas demandas, interesses e percepções sobre o uso do território. Em seguida, áreas de interesse estratégico serão mapeadas nos seis municípios, e oficinas participativas ajudarão a identificar questões socioambientais, possíveis soluções e conflitos locais.
A ação busca integrar diferentes perspectivas para garantir um planejamento sustentável da Baía da Babitonga, uma região de grande importância ecológica e econômica. O mapeamento participativo pretende oferecer bases para políticas públicas que equilibrem crescimento e preservação, atendendo às necessidades das comunidades e do meio ambiente.