O senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas, confirmou nesta terça-feira (1º.abr.2025) a filiação do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, ao partido. Derrite, que foi eleito deputado federal pelo PL em 2022, retorna à legenda com o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro e do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. O secretário é cotado para disputar uma vaga no Senado em 2026, com apoio de Bolsonaro, e tem se destacado na gestão do governador Tarcísio de Freitas por sua abordagem rigorosa na segurança pública.
A mudança de Derrite para o Progressistas faz parte de uma estratégia para ampliar a presença de setores mais radicais da direita no Senado, onde 54 das 81 cadeiras serão renovadas em 2026. O objetivo é facilitar a tramitação de pautas prioritárias para o grupo, como impeachment de ministros do STF. No entanto, integrantes da oposição no Senado avaliam que não há espaço para avançar esses pedidos no momento, posição reforçada pelo presidente da Casa, David Alcolumbre, que considerou o impeachment “não é a solução” para os problemas do país.
Derrite, ex-policial militar, tem sido bem recebido pelo eleitorado alinhado ao bolsonarismo devido às suas políticas de segurança. Sua possível candidatura ao Senado em 2026 pode fortalecer a influência desse grupo no Congresso, embora haja resistência interna quanto a pautas mais controversas. O cenário político permanece em aberto, com disputas partidárias e estratégias em jogo para as próximas eleições.