O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio afirmou que o programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover) deve gerar uma economia de aproximadamente R$8 bilhões em combustível para os consumidores até 2031. O governo publicou um decreto regulamentando o programa, que estabelece parâmetros de eficiência energética e segurança para o setor automotivo a partir de junho deste ano. Segundo o ministro, veículos mais eficientes serão responsáveis pela redução nos custos com combustível.
O próximo decreto relacionado ao Mover focará na regulamentação do IPI Verde, que prevê alíquotas reduzidas ou zeradas para veículos de baixa emissão de CO2. Essa medida atende a uma das principais demandas da Anfavea, associação que representa as montadoras no país. Além disso, a entidade pede a antecipação da volta do imposto de importação integral (35%) para veículos elétricos e híbridos, tema que ainda está em discussão pelo governo.
O programa Mover, instituído por lei em junho de 2024, busca incentivar a produção de veículos mais sustentáveis e eficientes. A expectativa é que, entre 2027 e 2031, os consumidores possam economizar significativamente com a adoção de tecnologias menos poluentes. No entanto, decisões sobre mudanças tributárias, como a revisão do imposto de importação, ainda não têm prazo definido para serem concluídas.