Um professor da rede estadual de São Paulo encontrou na música uma maneira criativa de ensinar conteúdos de gramática aos seus alunos. Anderson Ribeiro, que leciona na região do Grajaú, viralizou nas redes sociais com paródias de funk e RAP que explicam classes de palavras, como substantivos, verbos e advérbios. Sua abordagem combina explicações tradicionais com letras cativantes, ajudando os estudantes a memorizar o conteúdo de forma divertida e eficaz.
Antes de se tornar professor, Anderson tinha uma paixão por RAP e experiência em publicidade, habilidades que utilizou para criar as paródias. Ele destaca que a música não substitui o conteúdo, mas serve como uma ferramenta complementar, apresentada apenas após as explicações teóricas. A estratégia tem rendido frutos, com alunos mais participativos e melhor desempenho em atividades avaliativas.
Inspirado pelos resultados, o professor agora compartilha suas paródias em plataformas digitais, esperando ajudar outros educadores. Sua iniciativa mostra como a criatividade pode transformar o ensino, conectando-se à realidade dos jovens e tornando o aprendizado mais acessível e envolvente.